Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.6/5 (151 votos)








Total de visitas: 6870
SAÚDE DA MULHER
SAÚDE DA MULHER

 

 

            

                                                         DICAS DO DR. JOSÉ BENTO

Alimentação na TPM

Para controlar naturalmente a tensão pré-menstrual, melhore o seu cardápio incluindo alimentos nutritivos listados abaixo:
Fontes de Magnésio: o magnésio tem como função amenizar as cólicas menstruais, boas opções seriam cereais integrais (farelos de trigo, aveia, centeio, soja), nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, verduras verdes escuras (agrião, espinafre, salsinha, rúcula e couve).
Fontes de Carboidratos: pães integrais, arroz integral, aveia e semelhantes.
Fontes de Zinco: agrião, alcachofra, grãos de soja, carnes magras, leite e ostras (frutos do mar).
Fontes de Ácidos Graxos (Ômega 3 e Ômega 6): óleos vegetais (canola, soja, óleo de arroz, azeite de oliva) e peixes (salmão, sardinha, atum, truta).
Fontes de Vitamina A: salmão, truta, carne de cordeiro, fígado de boi, frutas de cor alaranjada (laranja, mamão, manga), vegetais (abóbora, cenoura) e folhas verdes (couve, escarola e espinafre).
Fontes de Cálcio: feijões, soja e derivados (tofu), leite de vaca e derivados (queijos, coalhadas, iogurtes), figo, milho, aveia, brócolis, couve e broto de alfafa. Fontes de Vitamina B6: arroz integral, aveia, granola, amendoim, nozes e castanhas, banana, melão, abacate, salmão, atum e fígado de boi.
Fontes de Vitamina E: poderoso anti-oxidante presente em óleos vegetais como azeite de oliva, óleo de girassol, de soja, espinafre, farinhas enriquecidas, cereais integrais, gema de ovo, milho, e azeitona, castanhas, margarina, fígado e gérmen de trigo.
MEL: diurético, leve laxante, calmante (tônico para o cérebro e auxilia no sono). 
FRUTAS:
• Abacate: laxante, as folhas da planta são diuréticos, e compressas quentes feitas com chá das folhas servem para dores de cabeça.  • Framboesa: laxante, diurético. As folhas podem ser usadas para cólicas abdominais e desordens da menstruação.  • Fruta do Conde ou Pinha: as folhas servem para acalmar e para câimbras.  • Noz: laxativa. • Romã: o suco é indicado nas cólicas. • Banana: é laxativa. • Cidra: as sementes com outras sementes de frutas cítricas (limão, laranja, etc...) tostadas e moídas, em infusão são ideais para cefaléia. Como calmante usa-se as folhas e flores em infusão.  • Figo: diurético. • Laranja, Mexerica e Lima: são diuréticos, com o bagaço é laxativa e serve como calmante.  • Mamão: laxante. • Maracujá, Coco e Araçá: calmantes.  • Melão: diurético e calmante.  • Morango e Uva: laxantes e diuréticos. 
HORTALIÇAS:
• Alface e Espinafre: laxativos, diuréticos e calmantes.  • Nabo: diurético e laxante.  • Cebola: diurético, ajuda na enxaqueca, laxante e o caldo das cebola cozida serve para cólicas abdominais.  • Abobora: laxativa, diurética e as sementes servem como calmantes.  • Agrião: diurético.

 

 A pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte, ao contrário do que muita gente pensa, não é mais um método anticoncepcional: é contracepção de emergência. Como o nome diz, é para ser usada em situações extremas: quando a camisinha rompe ou em casos de estupro.É o único método que pode ser usado depois da relação sexual desprotegida.
Não deve ser usada como rotina, pois as duas pílulas aparentemente inofensivasda cartelinha carregam uma dose cavalar de hormônios - quase a mesma dosagem distribuída nas 21 pílulas da cartela convencional. Ou seja, a pessoa toma em um dia o que é para ser tomado em três semanas.
O corpo sente o baque: a pílula do dia seguinte costuma provocar dor de cabeça,náusea, vômitos e alterar o ciclo menstrual. Muitas meninas estão usando a contracepção de emergência como um método rotineiro, o que é grave por dois motivos: de um lado , elas não se protegem contra a gravidez, e principalmente contra as doenças sexualmente transmissíveis, e de outro o uso da pílula que deve ser eventual , torna-se rotina com ingestão de altas doses hormonais .
Apesar de ter sido de grande ajuda às mulheres ,é preciso saber usar para não termos complicações no futuro com a ingesta excessiva de hormônios.

 

Infecção Urinária e Cranberry

 

O que é cranberry

Cranberry é rico em antioxidantes

Arbusto pequeno originário da América do Norte, o cranberry era usado por tribos indígenas como alimento, em cerimônias e como medicamento. A planta dá origem a um fruto vermelho bastante ácido atualmente usado para consumo direto ou na culinária. No Brasil, o mais comum é o consumo do suco.

Outros nomes do cranberry

Oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho, airela.                       

Principais nutrientes do cranberry

O cranberry é rico em proantocianidina, substância apontada por estudos como sendo de 15 a 25 vezes mais potente do que a vitamina E para inibir a aderência de bactérias do tipo E.coli na mucosa da bexiga, combatendo infecções do trato urinário. A fruta ainda é composta pelas vitaminas C e E, mas tais nutrientes se tornam pouco significativos dentro de uma dieta que respeite a recomendação diária de ingestão do alimento. O cranberry ainda oferece substâncias antioxidantes, como os flavonoides e ácidos fenólicos ao organismo.

  CRANBERRY SUCO DE CRANBERRY
Água (g) 87,13 87,13
Calorias (Kcal) 46 46
Proteínas (g) 0,39 0,39
Carboidratos totais (g) 12,2 12,2
Fibras (g) 4,6 0,1
Açúcar (g) 4,04 12,1
Lipídios (g) 0 0,13
Cálcio (mg) 8 8
Ferro (mg) 0,25 0,25
Magnésio (mg) 6 6
Fósforo (mg) 13 13
Potássio (mg) 85 77
Sódio (mg) 2 2
Zinco (mg) 0,1 0,1
Vitamina C (mg) 13,3 9,3
Vitamina A (µg) 3 2
Vitamina E (mg) 1,2 1,2
Vitamina K (µg) 5,1 5,1

                                                    

Benefícios do cranberry

O principal destaque do cranberry é a crescente evidência de sua eficácia na prevenção de infecções do trato urinário, como a cistite. A fruta também é utilizada por pacientes com bexiga neurogênica, doença do sistema nervoso ou de nervos envolvidos no controle da micção, assim como por pessoas que sofrem de incontinência urinária com o objetivo de desodorizar a urina.

Algumas pessoas usam cranberry para aumentar o fluxo de urina, matar germes, acelerar a cicatrização da pele e baixar a febre. A ingestão da fruta ainda é comum entre portadores do diabetes tipo 2, da síndrome da fadiga crônica, do escorbuto, da pleurisia, de câncer e de doenças cardiovasculares pelo alto teor de antioxidantes nela presentes.

Estudos mostram ainda que a presença de proantocianidinas é capaz de impedir a fixação da bactéria Helicobacter pylori na mucosa estomacal, evitando, assim, gastrites e úlceras. Há evidências também de que o cranberry seja capaz de barrar a colonização de bactérias periodontopatogênicas, causadoras da placa bacteriana.

Onde encontrar o cranberry

O suco de cranberry, variedade mais consumida da fruta, pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Como consumir o cranberry

O cranberry está disponível para consumo como fruta fresca, suco, calda e fruta seca.